A Secretaria da Fazenda da Prefeitura de Joinville inicia, nos próximos dias, a distribuição de 260 mil carnês do IPTU 2022. A partir de dezembro, os contribuintes começam a receber o Imposto Predial e Territorial Urbano em casa.
Uma novidade para este ano e que atende uma demanda da população é com relação ao prazo para o pagamento. O contribuinte tem até o dia 10 de janeiro para quitar o imposto em parcela única, com 10% de desconto, e 10 de fevereiro com 8% de desconto.
Quem optar por parcelar, o primeiro vencimento também é no dia 10 de janeiro de 2022. Nos anos anteriores, esse prazo encerrava no dia 8.
O IPTU 2022 foi corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado nos últimos doze meses e que equivale a 10,25%.
Segundo o secretário da Fazenda de Joinville, Flávio Martins Alves, para este ano o valor lançado é de aproximadamente R$ 251 milhões, com expectativa de arrecadação perto dos R$ 200 milhões, considerando o desconto oferecido e o índice de inadimplência.
O pagamento pode ser feito nas instituições financeiras conveniadas: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Sicredi, Sicoob, Ailos e agências lotéricas.
Este ano, ao apontar a câmera de celular para o QRcode no verso do carnê, o contribuinte será direcionado para a página do IPTU no site da Prefeitura de Joinville, podendo consultar diversas informações. A revisão do imposto poderá ser solicitada a partir do dia 4 de janeiro.